Livro lançado por servidores da Seap destaca a inteligência institucional, segurança pública e o combate as organizações criminosas.
Notícia publicada no seap.ba.gov.br, sobre a obra Inteligência, Segurança Pública e Organização Criminosa.
Livro produzido por servidores da Seap da Bahia apresenta conteúdo voltado para Inteligência, Segurança Pública e Organização Criminosa. Com a participação, na organização, de uma Policial Penal do estado do MS, a obra traz a reunião das experiências de vários autores que atuam na atividade de Segurança Pública de estados brasileiros. O livro “Inteligência, Segurança Pública, Organização Criminosa” teve sua origem da necessidade de descrever experiências e atuações de profissionais distintos da área de segurança pública e do sistema prisional que apresentassem suas vivências rotineiras nas atividades propostas, já que exercem efetivamente as funções táticas, operacionais e estratégicas.
Quem traça esse panorama são os organizadores do livro: Doutora em psicologia e Policial Penal do Mato Grosso do Sul Mônica Leimgruber, o Policial Penal da Bahia Yuri Fonseca Lopes e o CAP da PMBA Hendrio Inandy José de Souza, os dois mestrandos em Psicologia Criminal e especialistas em análise de Risco e que hoje trabalham na Coordenação de Operações da SEAP da Bahia. Estes apresentam a proposta de oportunizar os profissionais em escreverem suas experiências conforme as suas bagagens técnicas aplicadas no dia a dia.
Policiais Penais, Federais, Militares e Civis, além de Bombeiros, Professores, Advogados e membros do Ministério Público são os articulistas do livro Inteligência, Segurança Pública e Organização Criminosa, o qual reúne conhecimento técnico, científico, experiência e atuação, em uma combinação jamais vista no Brasil, que já é uma realidade contemporânea, tentando disseminar o que chamam de Ciência Policial.
Entre os temas abordados no livro estão: crime organizado e suas facções; o estigma do ser feminino nas operações de inteligência; banco de dados e a lei de acesso à informação; incentivos fiscais aos egressos no mercado de trabalho; gerenciamento de risco na gestão penitenciária; descriminalização e despenalização do usuário de drogas; avaliação de riscos e gerenciamento de ameaças; e gestão pública no enfrentamento do crime organizado.
A obra foi apresentada ao Secretário de Administração Penitenciária da Bahia, Exm.° Dr. Nestor Duarte, que ressaltou a importância do trabalho para o estudo acadêmico de um assunto muito relevante para a atividade de Segurança Pública.
Também foi apresentado pelos organizadores a proposta de, em breve, ser lançado um segundo volume da obra, com novos articulistas e novos assuntos, considerando o sucesso desta primeira versão.
Créditos: http://www.seap.ba.gov.br