Autoridades discutem Inteligência Prisional no Fórum de Teses
O evento aconteceu na última segunda-feira (04), no auditório do Hotel Fiesta Convention
Inteligência Prisional foi um dos assuntos da mesa redonda mais concorridas da 9º edição do Fórum de Teses da Faculdade Baiana de Direito. O evento aconteceu na últimasegunda-feira (04), no auditório do Hotel Fiesta Convention.
Autoridades e representantes de diversas instituições estiveram presentes, dentre eles Edmundo Reis Silva Filho; promotor de Justiça, Eduardo Oliveira; superintendente estadual da ABIN - Agência Brasileira de Inteligência, René Silva Almeida; coordenador do Núcleo de Inteligência da SSP/BA, Hendrio Inandy José de Souza, coordenador de monitoramento e avaliação do sistema prisional e Roberto Gomes, professor da Faculdade e mediador da mesa.
Um dos palestrantes mais esperados do Fórum, o superintendente estadual da ABIN Eduardo Oliveira, iniciou a conferência relembrando a história da investigação Para ele, “estamos vivendo uma crise no sistema prisional brasileiro. Nós, da Agência Brasileira de Inteligência, temos o papel de dar uma “luz” neste processo, destacou.
Eduardo afirma que existe 14.500 presos no Sistema Penitenciário da Bahia e que 90% dos casos de homicídios vêm a mandado do sistema prisional. “Há uma comunicação entre as lideranças dentro da cadeia com as lideranças das facções”, afirma.
Já o segundo palestrante, Hendrio Inandy mostrou as diversas formas de como os produtos ilícitos entram no Sistema Penitenciário. Ele completou que a maioria dos homicídios são mandados por indivíduos presos.
O coordenador finalizou que o tráfico se aproveita da ausência do Estado e ocupa lacunas que Estado não foi capaz de fazer como o fornecimento de serviços básicos de saúde, educação e infraestrutura nas comunidades.
Edmundo Reis, promotor de Justiça, também participou do debate e afirmou que “Precisamos estabelecer uma Nova Política Penitenciária que não temos”.
A 9ª edição do Fórum de Teses também discutiu outros temas polêmicos. Reforma Tributária, Reforma Previdenciária e Trabalhista em tempos de crise, Processo de Gentrificação nas reações urbanísticas, Insider Trading - A CVM e a JBS, Drogas e Políticas Públicas de Saúde estiveram entre os temas dos debates que reuniu alunos, professores, juristas e convidados.